terça-feira, 20 de setembro de 2011

A escola e a educação desejadas

A educação de qualidade almejada pelos funcionários que participaram da pesquisa é a que envolva e considere o aluno como um todo, que ensine valores morais, éticos, que o prepare para a vida, além de oferecer cultura e conhecimentos científicos. A educação democrática é a que possibilita o aluno a aprender a pensar, que instrumentalize-o a questionar, a criticar, a tornar-se mais humano. É a que instiga uma maior participação dos pais. É a que construa respeito entre todos.

A educação de qualidade desejada pelos pais é moderna, exemplar, que acompanha os avanços do mundo, preparando devidamente os filhos a enfrentarem as exigências da sociedade. Almejam uma educação que atenda e respeite os diferentes níveis de aprendizagem. Que propicie atividades diferenciadas, atrativas, interessantes. Alguns desejam uma escola que formem cidadãos melhores, humanos, respeitadores, cumpridores de seus deveres e conhecedores de seus direitos para assim lutarem por eles. Uma educação democrática. Muitos anunciaram o desejo e a escola oferecer o Ensino Médio. Muitos querem uma escola que prepare os alunos para os vestibulares, para o ingresso em cursos profissionalizantes. Alguns ainda desejam uma escola mais segura,  com uma educação mais rigorosa, firme, com limites, regras.

Todos os alunos querem uma educação de qualidade. Preparatória para os vestibulares, para a vida. Alguns desejam uma escola mais rígida, mais firme, com regras, sem brigas, com professores mais dedicados, experientes. Muitos querem uma educação norteada pelo respeito, pacífica, segura, atrativa, com aulas descontraídas, que utilize recursos tecnológicos, com laboratórios de informática, de ciências, oficina de artes. Que intensifique práticas esportivas. Outros desejam uma escola mais permissiva, mais livre.

Os professores participantes desejam uma educação de oportunidades, construída democraticamente, visando a formação de cidadãos críticos, participativos, íntegros, honestos, que se sintam parte integrante da escola. Desejam uma educação integral, que oportunize não somente os conteúdos cientificamente acumulados e produzidos historicamente produzidos pela humanidade, mas que forme cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres, consistentes para atuar em uma sociedade em constante evolução. Uma escola na qual haja carinho e dedicação de todos que a constituem.

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